Centenas de golfinhos são flagrados por pescadores ao amanhecer no litoral de SP


Centenas de golfinhos foram flagrados na costa de Praia Grande, no litoral de São Paulo, no fim de semana. O grupo seguia em direção ao Litoral Norte do estado e foi registrado por pescadores ao amanhecer.

Os golfinhos foram gravados na direção do bairro Ocian, no sábado (29), pelo pescador Raimundo Alves Neto, de 65 anos. “Eu pesco desde 1968 e foi a primeira vez que eu vi tantos de uma vez. Eram centenas”.

Raimundo conta que reduziu a velocidade da embarcação para poder passar pelo bando. “Você olhava, era um mundaréu de golfinhos. Tinha para todos os lados, e eles se aproximaram da gente”, lembra.

Para a professora doutora da Unesp e fundadora do Instituto Biopesca, Carolina Bertozzi, tratam-se de golfinhos do gênero Stenella, comuns no litoral brasileiro. A espécie, segundo ela, não foi possível identificar.

Nas imagens, é possível notar que alguns dos animais se aproximam do barco e batem a cauda na linha d’água. “É uma reação dos machos, como forma de defesa do bando”, explicou a pesquisadora.

Dois bandos menores de golfinhos foram flagrados na costa de Praia Grande e Bertioga no início do mês. Os registros foram feitos em menos de 24 horas por pescadores e, segundo a pesquisadora, pertencem ao mesmo gênero.



Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *