Semana do Bebê chama atenção para importância dos cuidados na primeira infância


Com o tema: “Bebê amado e bem cuidado para um futuro desejado”, será realizada em Santarém, oeste do Pará, de 01 a 04 de agosto, a “Semana do Bebê”. A abertura ocorrerá nesta terça-feira (01), no Centro de Referência da Criança, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, bairro Santa Clara e contará com a presença de autoridades e profissionais da saúde, além de mães/bebês assistidos pelo Centro.

A ação tem como objetivo informar a importância de investir na primeira infância, mobilizando toda sociedade e profissionais da rede básica de saúde a apoiar as gestantes, promover vínculo mãe-bebê e estimular o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e afetiva da criança.

Durante quatro dias, profissionais das unidades básicas de saúde (enfermeiros e médicos) passarão por treinamento com temáticas voltadas para os cuidados com o bebê e a importância da primeira infância.

Na quarta-feira (02), a programação será realizada nas unidades básicas de saúde, com teste do pezinho, da orelhinha (apenas a UBSF Maracanã), atividade educativa, avaliação antropométrica, avaliação odontológica e atividades lúdicas.

Já na quinta-feira (03), as atividades serão nas UMEI’s localizadas nas áreas de abrangência da equipe da atenção básica, Unidade Básica de Saúde, Unidade Básica de Saúde da Família e Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde.

A semana do bebê encerra na sexta-feira (04), com um ciclo de treinamentos para médicos e enfermeiros. O evento será realizado no Centro Profissional Esperança – CEPES, localizado na Avenida Turiano Meira s/n, bairro Interventoria, de 09h às 12h pela manhã, e à tarde, de 14h às 17h. Ao final, os profissionais devem receber os kits para avaliação do desenvolvimento infantil.

A Semana do Bebê é promovida pela Prefeitura, por meio da Divisão Técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).



Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *